Triglicerídeos Alto é Perigoso?

Triglicerídeos Alto é Perigoso

Triglicerídeos Alto

Ter triglicerídeos alto no sangue pode ser perigoso e aumentar o risco de doença cardíaca. Então, se você está preocupado com os níveis de pressão arterial e colesterol, há algo mais que você precisa monitorar, os níveis de triglicerídeos.

Mas, algumas mudanças no seu estilo de vida também podem ajudar a baixar os triglicerídeos altos.

O que são triglicerídeos?

Triglicerídeos Alto é Perigoso?

Triglicerídeos são um tipo de gordura (lipídios) encontradas no sangue.

Então, quando você come, seu corpo converte qualquer calorias que não precisa usar imediatamente em triglicerídeos.

Os triglicerídeos são armazenados em suas células adiposas(gorduras). Mais tarde, os hormônios liberam os triglicerídeos para gerar energia.

Se você comer mais calorias do que queima, principalmente de alimentos ricos em carboidratos, então é perigoso e você pode ter triglicerídeos altos (hipertrigliceridemia).

Triglicerídeos valor normal

Um simples exame de sangue pode revelar se os seus triglicerídeos está normal:

Normal – Menos de 150 miligramas por decilitro (mg / dL) ou menos de 1,7 milimoles por litro (mmol / L)
Limite elevado – 150 a 199 mg / dL (1,8 a 2,2 mmol / L)
Alta – 200 a 499 mg / dL (2,3 a 5,6 mmol)
Muito alto – 500 mg / dL ou superior (5,7 mmol / L ou superior)

O médico geralmente irá verificar se há triglicerídeos altos como parte do exame de colesterol, que às vezes é chamado de painel lipídico ou perfil lipídico. Você, certamente terá que jejuar antes do exame de sangue para que a medição dos triglicerídeos seja precisa.

Qual é a diferença entre triglicerídeos e colesterol?

Triglicerídeos e colesterol são diferentes tipos de lipídios que circulam no sangue:

Triglicerídeos armazenam calorias não utilizadas e fornecem energia ao seu corpo.
O colesterol é usado para construir células e certos hormônios.

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Triglicerídeos alto é perigoso?

Os triglicéridos alto é perigoso, pois podem contribuir para o endurecimento das artérias ou espessamento das paredes das artérias (arteriosclerose) .

Além disso, aumenta o risco de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco e doença cardíaca. Triglicerídeos extremamente alto é perigoso, porque  pode causar inflamação aguda do pâncreas (pancreatite).

Triglicerídeos alto é perigoso, pois frequentemente um sinal de outras doenças que aumentam o risco de doença cardíaca e derrame, incluindo obesidade e síndrome metabólica. Um grupo de sintomas que inclui muita gordura ao redor da cintura, pressão alta, triglicérides elevados, açúcar alto no sangue e altos níveis de colesterol.

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Por que triglicerídeos alto é perigoso?

Por que triglicerídeos alto é perigoso?
Por que triglicerídeos alto é perigoso?

Triglicérides alto é perigoso porque também podem ser um sintoma de:

  • Diabetes tipo 2 ou pré-diabetes
  • Síndrome metabólica – uma condição em que a pressão alta, a obesidade e o alto nível de açúcar no sangue ocorrem juntos, aumentando o risco de doença cardíaca
  • Baixos níveis de hormônios tireoidianos (hipotireoidismo)
  • Certas doenças genéticas raras que afetam a forma como o seu corpo converte gordura em energia

Triglicerídeos alto como baixar?

Triglicerídeos alto como baixar?
Triglicerídeos alto como baixar?

Qual é a melhor maneira de baixar os triglicerídeos?

Escolhas de estilo de vida saudável são fundamentais:

Exercite regularmente. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias da semana. O exercício físico diário pode baixar os triglicerídeos e aumentar o colesterol “bom”. Tente fazer mais atividade física em suas tarefas diárias. Por exemplo, suba as escadas no trabalho ou caminhe durante os intervalos.

Evite açúcar e carboidratos refinados. Carboidratos simples, como açúcar e alimentos feitos com farinha de trigo branca ou frutose, podem aumentar os triglicérides.

Perder peso. Se você tem hipertrigliceridemia leve a moderada, corte calorias. As calorias são convertidas em triglicerídeos e armazenadas como gordura. Reduzir suas calorias reduzirá os triglicérides.

Escolha gorduras saudáveis. Assim, troque a gordura saturada das carnes por gordura  vegetal mais saudável , como por exemplo óleo de oliva e canola. Em vez de carne vermelha, consuma mais peixe, com alto teor de ácidos graxos ômega-3 como cavala ou salmão. Evite gorduras trans ou alimentos com óleos ou gorduras hidrogenadas.

Evite o álcool. O álcool é rico em calorias e açúcar e tem um efeito muito potente sobre os triglicerídeos. Se você tiver hipertrigliceridemia grave, evite beber álcool.

Triglicerídeos alto remédio

Se as dicas dadas acima para baixar os triglicerídeos não forem suficientes o médico pode prescrever remédios para baixar o triglicerídeo, como por exemplo:

Estatinas

Estes medicamentos para baixar o colesterol podem ser recomendados se você também tiver um baixo índice de colesterol bom ou uma história de artérias bloqueadas ou diabetes. Exemplos de estatinas incluem atorvastatina cálcica e rosuvastatina cálcica .

Fibratos

Medicamentos de fibratos, como o fenofibrato e o gemfibrozil , podem reduzir os níveis de triglicérides. Os fibratos não são usados ​​se você tiver doença renal ou hepática grave.

Óleo de peixe

Também conhecido como ácidos graxos ômega-3, o óleo de peixe pode ajudar a diminuir os triglicerídeos. Suplementos de óleos de peixe, contêm ácidos graxos mais ativos do que muitos suplementos sem receita médica. Mas o óleo de peixe tomado em níveis elevados pode interferir com a coagulação do sangue, por isso fale com o seu médico antes de tomar qualquer suplemento.

Niacina.

A niacina, às vezes chamada de ácido nicotínico, pode reduzir os triglicerídeos e o colesterol de lipoproteína de baixa densidade (LDL) – o colesterol “ruim”. Converse com seu médico antes de tomar niacina, pois ela pode interagir com outros medicamentos e causar efeitos colaterais significativos.

Se o médico prescrever alguma medicação para baixar os triglicerídeos, tome a medicação conforme prescrito. E lembre-se da importância das mudanças no estilo de vida que você faz. Pois os medicamentos podem ajudar,  mas o estilo de vida é mais importante.

Fonte: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/high-blood-cholesterol/in-depth/triglycerides/art-20048186

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