Jejum intermitente como fazer e beneficios

jejum intermitente

Jejum intermitente

O jejum intermitente somente veio a ser conhecido quando artistas como Deborah Secco e Beyoncé reconheceram como um dos métodos mais bem sucedidos para a perda de peso e uma promoção geral da boa saúde. Este artigo irá fala um pouco mais sobre este fenômeno.

O jejum intermitente significa jejum em períodos. Os períodos de tempo deste jejum podem variar. Mas geralmente envolve um período de 48 horas em que uma pessoa jejua por 24 horas e, em seguida, prossegue com uma dieta normal no dia seguinte.

O jejum intermitente leva a restrição calórica e, assim, traz resultados. Isso é semelhante a uma limpeza e desintoxicação da rotina corporal . Portanto, não é realmente um jejum completo, mas é sobre dar ao seu sistema uma ruptura e, assim, permitir respostas naturais do sistema.

Jejum intermitente como fazer:

jejum intermitente

Jejum intermitente como fazer

O jejum intermitente de 48 horas é feito uma vez por semana.

Durante o jejum, não se pode comer qualquer alimento. Água pode, durante todo o dia. Isso pode parecer um pouco extremo e bastante impossível de fazer, mas não é.

Várias culturas em todo o mundo usam a teoria do jejum de vez em quando para a desintoxicação, para limpar o corpo e descansar os diferentes órgãos e funções do corpo (fígado, sistema digestivo).

Algumas pessoas  preferem alguns protocolos para fazer o jejum intermitente,o mais comum é fazer uma refeição por dia e, no dia seguinte não comer nada.

Outros protocolos sugerem apenas frutas. Mas estas são apenas algumas alternativas de fazer o jejum intermitente.

Originalmente, o protocolo de jejum intermitente envolve a regra de 48 horas. Para fazer, escolha um dia que é menos extenuante em termos de atividades, como um dia de domingo, que você possa ficar em casa.

Jante mais cedo na noite anterior, na manhã seguinte fique sem o café da manhã, em seguida, sem almoço e, jantar também.

No próximo dia faça suas refeições normais, mas sem nada picante ou oleoso.

O achado interessante dos resultados após o jejum intermitente é que, após o período de 24 horas de jejum, quando as pessoas têm comida novamente, elas geralmente tendem a comer um pouco mais do que o normal (para compensar as calorias perdidas) e ainda assim não ganham peso .

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O jejum intermitente Benefícios

  • Reduz o risco de doenças como a doença de Alzheimer e doença de Parkinson.
  • Você engana o seu corpo, fazendo ele pensar que está morrendo de fome, isso causa um pouco de estresse que causa a produção de proteínas que protegem os neurônios do estresse severo.
  • Ele reduz o risco de câncer, retardando a produção de hormônios anormais.
  • As doenças cardíacas e a diabetes também são prevenidas.
  • Quando o corpo está sem alimento, ele fica mais sensível à insulina e que ajuda na manutenção dos níveis normais de açúcar no sangue no corpo.
  • Ele desintoxica o corpo completamente e ajuda a limpar o sistema de toxinas.
  • O jejum intermitente e musculação estão ligados. Pessoas que seguem os programas jejum intermitente têm demonstrado enorme sucesso na construção e ganho de massa muscular.
  • Ele ajuda na redução da pressão arterial, risco de doenças coronárias e problemas hepáticos.
  • Ele ajuda a melhorar os poderes cognitivos.
  • A saúde geral de uma pessoa melhora.
  • Fornece mais energia. 

    O jejum intermitente está sendo adotado por mais e mais pessoas, principalmente para perda de peso. Mas, como vimos, seus efeitos são mais abrangentes do que apenas isso. Ele leva a uma mudança no estilo de vida e promove a saúde geral e bem-estar. Quando você fizer isso uma parte de sua vida, você verá os efeitos positivos para si mesmo.

Pesquisa revela que o Jejum Intermitente não emagrece mais que outras dietas

 

O estudo

Pesquisadores da Universidade de Illinois, EUA, por seis meses,  analisou 100 pessoas com excesso de peso, dos quais 86% fizeram três dietas diferentes: dieta normal, contagem de calorias diárias e jejum intermitente.

Para efeito de comparação, os voluntários costumam comer durante o primeiro mês de estudo. E depois de fazer a dieta, o grupo restrição calórica consumiram 75% de sua ingestão calórica diária habitual, enquanto o grupo livre não mostrou mudanças significativas na dieta do jejum intermitente, no entanto, os participantes consumiram 25% da sua ingestão calórica nos dias de jejum, e 125% nos dias de folga.

Resultados

Os resultados mostraram que, em comparação com aqueles que não mudaram seus hábitos alimentares, aqueles em, restrição calórica, e essas dietas de jejum intermitentes tiveram a mesma perda de peso após seis meses de observação.

No final do estudo, os voluntários foram respectivamente 5,3% e 6% mais leves do que aqueles que não seguem dietas, tendo em conta as diferenças de fatores tais como o sexo e a etnia. Portanto, a perda de peso foi aproximadamente a mesmo entre os participantes.

Além disso, os dados observados demonstraram que existe uma grande dificuldade em aderir a dieta intermitente.

Os participantes que seguiram a dieta comeu mais calorias do que o esperado. “Nós pensamos que seria mais fácil seguir o jejum em dias alternados, porque você pode comer a vontade naquele dia, onde você não tem que controlar-se.

Espera-se que aqueles no grupo de restrição calórica” ​​evitem as regras “muito mais”, disse Krista Varady, co-autor da pesquisa. “Descobrimos que cerca de metade dos membros do jejum, a cada dois dias lutou muito para segui-la.”

Limitações

Apesar dos resultados, os autores admitem que a pesquisa tem algumas limitações.

O grupo de análise foi pequeno, apenas 69% dos participantes completaram o estudo até ao fim. De acordo com Krista, os voluntários de outras cidades poderiam ter continuado o jejum de forma melhor.

Apesar disso, Michelle Harvie, especialista em dietas do Hospital da Universidade de Southampton, no Reino Unido, acredita que o estudo tem sua importância porque a capacidade das pessoas para participar e seguir os parâmetros é um aspecto crucial de uma dieta. No entanto, o estudo observou apenas um tipo de dieta intermitente e os resultados podem não ser os mesmos.

A dieta do jejum intermitente não é recomendada para todos, mas com a ajuda de um profissional, para alguns, pode dar resultados. “Algumas pessoas são melhor adaptadas ao jejum em dias alternados, enquanto que algumas pessoas muito melhor em manter a restrição calórica,” disse Cristiano. “As pessoas precisam saber qual dieta é a melhor para elas.”

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